O Vulcões do Equador e Papallacta, dentre muitas aventuras, oferece um ótimo ambiente para quem ainda não tem experiência em montanhas de altitude e para quem já é experiente, oferecendo estruturas de refúgios e alimentação próximos às bases das montanhas e paisagens belíssimas e exóticas.
Terra próxima à Amazônia, o Equador é um lugar onde o ar rarefeito tem efeitos mais leves ao nosso corpo e mente, possibilitando ótimas experiências na altitude. Em um país como este também não é necessário fazer aclimatações em uma montanha apenas, possibilitando ao montanhista escalar diversos vulcões e conhecer muito sobre este local que em uma única avenida possui dezenas de montanhas para exploração. Essa região é uma excelente opção também aos montanhistas que pretendem se preparar para escaladas no Aconcágua e Himalaia.
Esse país é riquíssimo em paisagens naturais e oferece refúgio ideal para um merecido relaxamento após escaladas. Trata-se das Termas Papallacta que está a 3.300 metros de altitude em meio à paz e beleza proporcionados pela natureza.
Obs 1: As refeições inclusas estão indicadas como [C] – Café da manhã, [A] – Almoço, [L] – Lanche de trilha e [J] – Jantar.
Obs 2: O tempo de caminhada está indicado em horas e tem como base em um ritmo leve com pausas para lanches e fotos.
1º Dia – Chegada no Equador (2.800 m)
Recepção no aeroporto e transfer ao hotel (50 min). Pernoite no hotel em Quito.
2º Dia – Dia livre [C]
Dia livre em Quito (2.8850 m) para adaptação à pequena altitude, passeios, compras e conhecimento da cultura local.
Sugestões de passeios: Centro Histórico de Quito, Museu La Mitad del Mundo, Laguna Quilotoa, Mercado de Otavalo ou Shopping Scala.
Pernoite em hotel em Quito.
3º Dia – Subida Vulcão Ilaló (3.500 m). [CL] – 5h
Saída às 08h00 do hotel. Aproximadamente 1 hora de deslocamento até a base da montanha. Subida ao Ilalo nas proximidades de Quito com objetivo de iniciar o processo de aclimatação. São aproximadamente 5 horas de caminhada neste vulcão com terreno pouco acidentado, mas bastante íngreme. Pernoite no hotel em Quito.
4º Dia – Subida Vulcão Rucu Pichincha (4.698 m). [CL] – 7h
Saída às 08h00 do hotel, são aproximadamente 1 hora de carro até a a base da montanha (3.987 m). Subimos de teleférico até 4.100 metros de altitude após um percurso de 18 minutos. Caminhamos até o cume (4.698 m). Uma caminhada moderada-intensa que permite além aclimatação, a vista de paisagens lindas sobre muitas pedras, verde e flores da região. Pernoite no hotel em Quito.
5º Dia – Transfer para Hosteria Papagayo (3.200 m) [CAJ]
Transfer para hosteria Papagayo, próximo aos Vulcões Corazon e Cotopaxi. O deslocamento entre Quito e a Hosteria leva aproximadamente 1h20 e permite passarmos pela famosa Avenida dos Vulcões.
Essa é uma região rural, cercada por plantações agrícolas, produção de flores e leite.
Pernoite na hosteria.
6º Dia – Subida do Corazon (4.790 m). [CLJ] – 8h
Saída de carro às 08h00, deslocamento de aproximadamente 30 minutos. Essa montanha é um pouco mais desafiadora que as anteriores pela maior altitude e pelo terreno bastante diversificado ao longo do percurso, há trechos de rocha e pedra, que exigem mais cuidado na passagem, são trechos de escalaminhada. Após aproximadamente 8 horas de atividade o grupo estará de volta à hosteria. Pernoite na hosteria.
7º Dia – Parque Nacional Cotopaxi x Papallacta [CL] – 08 h
De carro até o Parque Nacional Cotopaxi: 30 minutos.
De carro até Papallacta: 2h30min.
Visita ao Cotopaxi, o segundo mais alto vulcão do país, teremos a oportunidade de paisagens maravilhosas. É possível um pouco de caminhada na base da montanha para contemplação e fotos, bem como aprendizagem sobre fauna e flora da região. Almoço e continuação da viagem até Papallacta. Pernoite: Termas de Papallacta, Papallacta
8º Dia – Dia livre em Papallacta (3.300 m) [C]
Neste dia é possível realizar algumas caminhadas e tomar banhos nas piscinas termais. Um dia muito tranquilo e relaxante.
No local há um SPA que disponibiliza serviços extras de massagens relaxantes e estéticos.
Pernoite: Termas de Papallacta, Papallacta
9º Dia – Retorno ao Brasil [C]
Transfer ao aeroporto, aproximadamente 1h30. Fim dos serviços.