Treino Itatiaia

Treino Itatiaia

Este é o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como polo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque. Ambas escaladas (Agulhas e Prateleiras) exigem um bom preparo físico, as trilhas se caracterizam com terrenos acidentados e inclinados.

Itinerário

1º Dia

Chegada ao Hotel em Itatiaia – RJ ou Penedo.

2º Dia – Travessia Rancho Caído – 26km  

Uma travessia para os que buscam o verdadeiro contato com a natureza. Cada curva e topo de morro é um espetáculo à parte. Seu percurso contorna as Agulhas Negras, dando um visual de quase todas suas faces. Além dela ao longo do caminho passamos por diversos atrativos do Parque. Como a Pedra do Altar, Cachoeira do Aiuruoca, Ovos da Galinha, nascente do Rio Preto e muitos outros.

Para finalizar, a travessia termina na Cachoeira do Escorrega, em Visconde de Mauá, um dos principais cartões postais da região.

3º Dia – Pedras da Tartaruga e Maçã  

Localizadas ao lado das Prateleiras, são impressionantes blocos de rocha curiosamente equilibrados sobre uma laje de pedra, e com um belo lago ao seu lado completando a bela paisagem. No horizonte é possível avistar a Pedra Assentada, Gigante, Serra do Mar e Vale do Paraíba.

O pacote inclui

  • Guias especializados de montanha. (Credenciado pelo PNI – Parque Nacional Itatiaia).
  • Seguro para despesas médicas.
  • Traslado 4×4, (Aprox. 100 km por dia).
  • Equipamentos coletivos e Kit primeiros socorros.
  • Entrada no Parque Nacional de Itatiaia.
  • 2 diárias de Hotel; (quartos duplos ou triplos).

O pacote não inclui

  • Alimentação.
  • Bebidas.
  • Deslocamento da cidade de origem até Itatiaia - RJ.

Próximas Datas


2020

02 - Outubro

03 - Outubro

R$ 1.150,00 por pessoa

06 à 10 pessoas

Classificação do Roteiro

Dificuldade Técnica: Baixa

Intensidade Física: Pesada

Altitude: Nenhuma