Pedra do Altar

Pedra do Altar

Este é o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como polo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque. Ambas escaladas (Agulhas e Prateleiras) exigem um bom preparo físico, as trilhas se caracterizam com terrenos acidentados e inclinados.

Itinerário

1º Dia

Chegada ao Hotel em Itatiaia – RJ ou Penedo.

2º Dia – Pedra do Altar (2.665 m)

Com seus 2665 metros de altitude é uma bela formação localizada próxima às Agulhas Negras, para se chegar ao seu cume não existe nenhum trecho técnico, sendo acessível totalmente por caminhada. Além disso, dele se tem um visual deslumbrante para todo o Vale do Aiuruoca, com direito ao mais belo ângulo das Agulhas Negras. Pernoite em Hotel em Itatiaia – RJ.

3º Dia – Parte Baixa do Parque  

Belo passeio em meio à mata atlântica com visita ao Centro de Visitantes, Pedra de Fundação, Relógio do Sol, Cachoeira do Maromba, Itaporani e Véu de Noiva.

O pacote inclui

  • Guias especializados de montanha. (Credenciado pelo PNI – Parque Nacional Itatiaia).
  • Seguro para despesas médicas.
  • Traslado 4×4, (Aprox. 100 km por dia).
  • Equipamentos coletivos e Kit primeiros socorros.
  • Entrada no Parque Nacional de Itatiaia.
  • 2 Diárias de Hotel; (quartos duplos ou triplos).

O pacote não inclui

  • Alimentação.
  • Bebidas.
  • Deslocamento da cidade de origem até Itatiaia - RJ.

Próximas Datas


2020

19 - Setembro

23 - Outubro

R$ 950,00 por pessoa

04 à 06 pessoas

Classificação do Roteiro

Dificuldade Técnica: Baixa

Intensidade Física: Moderada

Altitude: Nenhuma