Depoimentos

Circuito 3 cumes

Andréa Cruz
Circuito 3 Cumes
junho/2019

Adianto que a viagem foi espetacular!

Os meninos tiveram o maior cuidado comigo, Fabio e Alberto a maior paciência do mundo!!!!
Tive problemas com a minha bota e isso dificultou bastante eu acompanhar o grupo. E eles
foram meus fiéis escudeiros.

O que falar de Dudu e Yasmin incríveis anfitriões e amantes da montanha.

Como vocês conseguem se cercar se gente tão boa?

A viagem foi dez!!!!

Encantada com a Grade ( e confesso que estava apreensiva do Carlos não estar presente, viu?)

Curso de Escalada

Fernando Chevchuk
Curso de escalada em rocha
agosto/2019

Sinto-me na obrigação de manifestar minha profunda satisfação pela excelência dos serviços prestados pela Grade6. Sempre vi o montanhismo e escaladas de longe, pela TV ou em filmes, pensava que era muito fora da minha realidade, desde então esse desejo foi deixado de lado pela rotina e pelas necessidades diárias, depois de algumas experiências com palestras de motivação durante meu curso de Educação física recebi um choque de realidade, decidi que era hora de mudar e buscar viver o meu sonho. Descobri a Grade6 tão perto de casa e depois disso sabia que ali era o lugar certo para realizar o meu sonho. No curso tive o privilégio de estar na presença do prossional que mais admiro no montanhismo. Carlos Eduardo Santalena, um cara muito educado, humilde, simpático, que com muita propriedade nos esclarece com detalhes todo o conteúdo do curso, transpõe segurança e conança. Já tinha o visto em reportagens sobre montanhismo, acompanhava todos os episódios de planeta extremo. E olha só como o destino nos prega varias peças, quem diria que a minha primeira experiência com escalada seria nada mais nada menos que com o melhor dos melhores, nunca imaginei que um dia meu caminho ia se cruzar com o dele e ali estava eu tendo minha primeira instrução sobre escalada com ele, não tinha caído a ficha ainda (KKK) meu olho até brilhava, o cara é de uma essência unica, foi um momento de êxtase em que pude absorver o máximo de conhecimento tanto prático quanto teórico. Minha eterna gratidão a todos vocês envolvidos em promover o meu sonho, graças a exemplos de prossionais como vocês cada dia estou mais perto de me realizar e de me tornar guia de expedições e alta montanha.

Fernanda Caroline da Silva Santos
Curso de Escalada em Rocha I
março/2019

“Gostaria de deixar mais uma vez registrado minha satisfação de ter participado do curso… meu primeiro contato com escalada.

Realmente o Carlos é muito competente… muito atencioso e didático. Super indico vcs.

PARABÉNS.”

Luiza Oliveira
Curso de Escalada em Rocha
dezembro/2018

“Nossa fiquei muito feliz mesmo com o curso, foi muito legal. Superou minhas expectativas. Nunca pensei que eu fosse ter uma oportunidade como essa, e a natureza toda, foi demais!”

Felipe Faria
Curso de Escalada em Rocha Nível 1
Março/2018

Fiquei impressionado com a qualidade do curso que realizei junto a equipe Grade 6. Curso exemplar em todos os sentidos. Já nos ensinamentos teóricos pude perceber a paixão destes profissionais pelo esporte. A sistemática revisão de todos os equipamentos, em termos de qualidade e manutenção dos mesmos e o hábito em aplicar detalhadamente os protocolos de segurança, me lembraram os procedimentos seguidos pelas indústrias e empresas mais eficientes e seguras. Muita atenção dada durante a nossa prática com os equipamentos e a prática na escalada de rocha, sempre liderada de forma interdependente pelos profissionais da Grade 6, identificando e maximizando as virtudes de cada participante para a evolução sinérgica de toda a equipe. Parabéns pelo profissionalismo, superaram minhas expectativas que já eram altas frente as recomendações recebidas antes de me aventurar no curso. Nos vemos em breve.

CEO – Chief Executive Officer do Green Building Council Brasil

Presidente do Comitê de Networking das Américas do World Green Building Council

Isael R. Périco
Curso de Escalada em Rocha
Outubro/2014

Oi Aretha, foi tudo bem, e o curso foi ótimo.

Parabéns ao Lucas pelo trabalho, e toda organização da equipe.

Daniela Moretto
Curso de Escalada em Rocha
Março/2017

Gostei do conhecimento e suporte dos instrutores: Carlos e também do suporte dado pelo Tadeu. Muito atenciosos e pacientes, e com um alto grau de conhecimento. Fiquei bem satisfeita, e com certeza indico o curso e a Grade6 para outras pessoas.

Edson Campos Junior
Curso de Escalada em Rocha
Abril/2017

Que curso é esse??? Fantástico.
O pessoal muito bacana. O Carlão um cara sensacional.
O conhecimento passado na teoria e na prática foi excelente. Vale cada centavo investido.
Toda logística e apoio. Sem frescura e nota 10.
Agradeço também a você por tudo.

Até breve Aretha.

Curso de Escalada em Gelo + Huayna Potosi

Tarcísio Rodrigues
Curso de Escalada em Gelo + Huayna Potosio
julho/2018

No começo, escalar era uma vontade que eu tinha, depois vieram as dúvidas se eu iria conseguir.
Foi muito bom viu, eu tinha razão em querer ir e ainda vou pra muitas outras montanhas se Deus quiser.
O Eduardo é uma cara bom ein! Os caras da turma eram gente fina também ein!
Desde nossos primeiros contatos, só tenho a agradecer à vocês da Grade6. Espero em breve começar a programar a próxima viagem, quem sabe um Ojos del Salado.

Muito Obrigado!

Bruno Cappelletti
Curso de Escalada em Gelo + Huayna Potosi
julho/2018

Procurei fazer o Curso de Escalada para entender mais sobre o Montanhismo de Altitude e saber se iria realmente gostar e levar como esporte/hobby para a vida. O curso oferecido pela Grade6 superou em todos os sentidos minhas expectativas; ótimo serviço, logística e guias locais. Infraestrutura completa, ótima comida, uma verdadeira expedição, passando para nós a real sensação e vivencia de se estar em grandes expedições para as mais diversas montanhas. Consegui além de aprender os detalhes técnicos, a fortalecer o lado psicológico para enfrentar novos desafios, mesmo em condições adversas. Realmente, uma experiencia de vida, com segurança e pessoas capacitadas. Parabéns a Grade6 por fornecer um serviço de excelência. Muito obrigado e até as próximas!!

Francisco Amaral
Curso de Escalada em Gelo - Bolívia
junho/2018

Acabo voltar da Bolívia, onde fui fazer com a Grade6 o curso de escalada em gelo no Condoriri com batismo nos Tarija e Pequeno Alpamayo e também escalar o Huayna Potosí e o Nevado Sajama. O roteiro é incrível e pôde me proporcionar uma boa dose de desafio, paisagens maravilhosas, conhecimento técnico além de um importante volume de montanhas. Escolhi a Grade6 pois acredito ser fundamental estar acompanhado por uma empresa experiente, que tenha um planejamento cuidadoso, com os melhores guias de montanha, além de oferecer a melhor estrutura e logística, visível por onde passamos!!

Lorenzo Palma
Curso de Escalada em Gelo + Huayna Potosi
julho/2015

A minha experiência na Bolívia foi excelente, embora tenha sofrido mais do que o esperado, principalmente com o frio. A expedição foi muito bem organizada, tive o apoio local para o que precisei e o Curso de Escalada superou minhas expectativas. Foi uma pena ter tido febre no dia do ataque ao cume do Tarija e Pequeno Alpamayo, mas o Curso e a subida ao cume do Huayna Potosi compensaram este fato.

Expedição Aconcágua 360

Luiz Clemente
Expedição Aconcágua 360
janeiro/2019

Escolher a Grade 6 foi construir a várias mãos a expedição dos meus sonhos, uma experiência muito além de um contrato de prestação de serviços.

Meu cume no Aconcágua foi feito de muito suor, dedicação, foco e disciplina, mas tenho plena certeza de que o apoio na preparação, na escolha de equipamentos, o encontro pré-expedição, o planejamento de aclimatação, a escolha dos parceiros logísticos e a preocupação dos guias com o meu bem estar foram tão ou mais importantes quanto.

A experiência, profissionalismo e disponibilidade dos guias permitiram duas atmosferas durante a viagem: A atmosfera de confiança e equilibrio do grupo, mesmo em situações adversas e a atmosfera de descontração e companheirismo.

Se há 3 anos fui apresentado à vocês por um amigo, hoje vejo a equipe da Grade 6 como grandes amigos, com os quais espero não somente encarar montanhas e expedições, mas também celebrar pelas oportunidades e aprendizados que a vida nos propicia.

Meu muito obrigado por tudo que vivenciei, aprendi, ri e conquistei!

Alexandre Haigaz
Expedição Aconcágua 360
fevereiro/2019

Quero agradecer imensamente ao Du Sartor e equipe Grade6 por todo suporte nessa expedição “Aconcágua Fast”.

Vocês são mais que uma empresa, são parceiros que realmente se importam em ajudar pessoas a realizarem seus sonhos nas montanhas da vida.

Forte abraço.

Alex Sandro Bonatto
Expedição Aconcágua 360
janeiro/2019

Nessa expedição tive a oportunidade de viajar com Grade6 pela quarta vez, falar sobre a empresa, qualidade dos serviços, logística e aclimatação na montanha,  cuidado com cada membro da expedição é redundância, vocês são demais!!!. A experiência em alta montanha , o contato intenso com a natureza e a convivência com o mundo do montanhismos foram transformadoras na minha vida. Tenho certeza que nada  é por acaso,  por isso minha gratidão por conhecer Edu, Carlão,  Aretha e Dudu, seres humanos diferenciados, obrigado por tudo. E esta expedição em especifico , a turma que se formou ,transformou  a experiência ainda mais enriquecedora. Por fim , obrigado a montanha  que nos acolheu e nos proporcionou 17 dias incríveis. Que venham as próximas …

Arthur Salles
Aconcágua/2018

A presença do sr. Carlos. Guia excepcional. Muita responsabilidade, mas ao mesmo tempo fonte infinita de motivação. Só chegamos ao cume porque ele decidiu nos levar até lá em cima.

Ricardo Afonso Oliveira
Expedição Aconcagua 360 
Janeiro/2016

Complementando, entendo que falhas sempre ocorrerão em expedições, o mais importante é corrigi-las e não repeti-las. Quero deixar claro que a minha satisfação geral em relação à expedição foi altíssima, com destaque para o destino em si e a equipe Grade6, de longe a melhor que conheci até então. Abraço.

Diogo Lutterbach
Expedição Aconcagua
Janeiro/2017

Valeu pessoal!!!

Muito feliz e orgulhoso por ter conquistado esse desafio com a Grade 6 que foi nota 1000! Eu seria injusto se fosse elogiá-los, pois faltam adjetivos para agradecer todo o suporte e apoio durante todo o processo, desde os preparativos meses antes até as amizades e boas histórias que ficaram.

Esperamos revê-los novamente muito breve!!!

Abraço grande!

Gabriela Freitas
Expedição Aconcagua
Janeiro/2017

A interação entre as pessoas, clima bom e experiência dos guias.

Achei a estrutura do campo base muito boa também.

Marcio Yatsuda
Expedição Aconcagua 360
Janeiro/2017

Experiência incrível, apoio dos guias foi essencial, grupo muito bacana e coeso.

Marlus Werneck
Expedição Aconcagua 360
Janeiro/2017

A atenção dada por toda equipe da Grade 6.

Já falei antes e repito: só cheguei ao cume porque estava com a Grade 6.

Qualquer outra empresa não teria me dado a chance de continuar.

Sou muito grato!

 

Expedição Elbrus

João Venegas
Expedição Elbrus
agosto/2019

Gostaria de expressar meu depoimento e agradecimento a equipe e participantes da Expedição para o Elbrus 2019.
Achei excelente o planejamento, plano de aclimatação, as estruturas tanto do Hotel em Terskol, como também no acampamento base e a sinergia do grupo sempre muito positiva.
Os guias ( Boris e Eduardo ) foram excelentes dando suporte e incentivo a todos , indo no meu entender muito além , o que fez uma enorme diferença para chegarmos ao “ Cume do Elbrus “ e retornássemos seguros, confesso que cansados, mas também muito realizado e orgulhoso desta conquista.
Obrigadão a todos da Grade6 pelo apoio, consideração e amizade., e em especial ao Lemão que não mediu esforços para o sucesso desta aventura !!!
Abração…até a próxima.

Rafael Scanavacca
Elbrus
julho/2019

Agora em julho fui para o Elbrus com a operação local da Grade6, no grupo haviam várias pessoas de várias nacionalidades e quando os guias russos iniciaram o treinamento das práticas em gelo, eu fui o único a responder a todas as técnicas, no nível exigido pelos guias, inclusive fui muito elogiado.

Isso deveu-se ao Curso de Escalada em Gelo que realizei com a Grade6 na Bolívia.

Me senti um verdadeiro montanhista.

Valeu Grade6!!!

Laura Aranha
Expedição Elbrus
agosto/2014

Nosso encontro com o Monte Elbrus foi um evento muito feliz! Os dias estavam muito bons, com o clima perfeito! O primeiro dia fizemos uma caminhada por Terskol e admiramos a beleza local, visitamos, inclusive uma pequena cachoeira. No dia seguinte fomos ao Elbrus e nos divertimos – pelo menos eu me diverti – nos teleféricos. A paisagem lá é lindíssima, conseguimos ver toda a cadeia do Cáucaso. Nos dias de caminhada pela montanha também tivemos a boa e grata companhia do clima, que estava perfeito para o montanhismo. O mais importante de tudo, foi a nossa equipe: tanto o brasileiro Eduardo, como o russo, Ivan, foram perfeito e muito profissionais. Obrigada! Cpaciba!

Nanci Silva
Expedição Elbrus
Setembro/2014

A viagem para o Elbrus foi 10 +. Foi revigorante caminhar ao lado da impressionante Cordilheira do Cáucaso, que praticamente aos nossos pés, compôs um cenário deslumbrante.

Com a orientação dos guias, nos aclimatamos, checamos – interminavelmente – nossas roupas, equipamentos e após os tradicionais teleféricos chegamos ao refúgio. Pasmem. Os tubos parecem naves espaciais. São novos, cheirosos, limpos, panorâmicos, com água quente nas torneiras, WIFI, comida boa, coca-cola, eletricidade para carregar câmeras e celulares, banheiros em excelente estado, etc. Tinha me preparado para o horror dos tradicionais barris/refúgios (ainda em operação) com seus assustadores banheiros e fomos presenteados com o melhor do melhor.

Depois de novas aclimatações – agora na montanha – nossos guias cientes de uma mudança brusca na temperatura, visualizaram uma janela e anteciparam o ataque ao cume. Acertaram em cheio: as estrelas cadentes fizeram a cerimônia de abertura; os ventos foram brandos e o sol brilhou forte.

Mesmo assim, estávamos cuidadosos e a montanha – que integra o tradicional roteiro Sete Cumes sonhado pelos grandes alpinistas – foi complacente e permitiu que mortais comuns como eu alcançasse seu cume. A caminhada interminável, extenuante, implacável e me fez pensar em desistir no enorme ladeirão (5.400??) mas encordada não tinha forças para pedir para parar… Meu guia russo (acreditem!!!) o tempo todo gritava…

– Toca-lhe pau, Nénci… Toca-lhe pau, Nénci….

Eu, sem forças para andar ainda desperdiçava energia rindo… E então mais um pouquinho… e mais um pouquinho… e mais um pouquinho… e lá estava eu no cume…

Muito bommmmmmmmmmmm!

Expedição Everest

Alberto Pezeiro
Expedição Everest
Julho/2016

Parabéns à Grade 6!

Carlão , não poderia deixar de dar os parabéns para você pela conquista do cume do Everest pela 2ª vez e, principalmente, por ter garantido que todos os clientes da Grade 6 voltassem em segurança . Trata-se de um feito especial e, agora que conheço bem o time da Grade 6 , tenho certeza que a sua presença lá fez toda a diferença para os clientes.

 Tenho certeza que , tanto o Cid quanto a Thaís , estão muito felizes com a escolha que fizeram . Embora nem todos tenham feito o cume espero que entendam que , voltar em segurança e curtir a viagem  , é a maior felicidade que podem alcançar .

 A todo o time da Grade 6 , minha profunda admiração pelo trabalho de todos vocês . Admiro muito a empresa e o trabalho que vocês fazem. Sei do tamanho do trabalho logístico que há por trás de uma expedição, por mais simples que seja, no Brasil ou em algum ponto extremo do planeta, e vocês tratam com o mais profundo profissionalismo , desde o planejamento até lidar com as adversidades que acabam acontecendo no meio do caminho, sempre priorizando a segurança e trabalhando para que todos tenham a melhor experiência possível .

Minha profunda admiração a cada um de vocês … Carlão , Aretha , Alemão , Sr. Eduardo e Lucas.

 Espero que a empresa continue crescendo muito e que façamos várias viagens juntos . Espero me divertir muito com vocês nos próximos anos!

Expedição Huayna Potosi

Alexandre Haigaz
Expedição Huayna Potosi
julho/2018

A viagem foi excelente. Para mim, tudo correu maravilhosamente bem! Os serviços estão ótimos.

Mais uma vez, agradeço por tudo!

Expedição Kilimanjaro

Elizete
Expedição Kilimanjaro
agosto/2018

Aretha gostaria de te agradecer, parabenizar e a todos profissionais envolvidos, pela dedicação e atenção na escalada do meu filho João Henrique assim como os demais integrantes do grupo ao cume do Kilimanjaro. Vocês são demais!!!

Beth Chamma
Expedição Kilimanjaro
setembro/2014

Difícil resumir esses cinco dias intensos que passamos dentro do Parque Nacional de Kilimanjaro, KiNaPa.

Estamos de volta e muito felizes pela nossa viagem. Fiquei encantada com o extremo cuidado, carinho e profissionalismo do staff. O Marcio ficou muito emocionado com a chegada ao cume e eu, apesar de voltar nos 5.300, aproveitei todos os momentos, pois o KiNaPa é deslumbrante e a convivência intensa e muito calorosa. Adorei! Quero voltar p a Tanzania.

Alexandre Roque
Expedição Kilimanjaro

Acabo de “escalar” minha 3ª grande montanha!
– Campo Base do Everest 5350 m
– Elbrus 5642 m
– Kilimanjaro 5895 m.
Todas as 3 feitas com o pessoal da Grade6.
Sem sombra de dúvida eles fizeram a diferença!
Obrigado Carlos Santalena, José Eduardo Sartor Filho e Aretha Duarte.
Vocês são fantásticos!

Expedição Monte Roraima

Luisa Nunes
Expedição Monte Roraima
Dezembro/2015

Tudo correu muito bem. Desde o atendimento da operadora, que foi muito cordial desde o começo; a comida nos acampamentos estava surpreendente, eu nunca tinha comido tão bem num acampamento; o grupo foi ótimo, apesar de pouco experiente todos acompanharam muito bem, sendo sempre muito gentis e companheiros; e destaque para os guias, que foram excepcionais, a Fátima com o jeitão direto dela, mas super prestativa e preocupada com nosso bem estar e o Luisito, que nos transmitiu todo o amor dele pela montanha e foi super gentil e eficiente, acompanhando o grupo diariamente. Os carregadores tb se destacaram pelo carinho e atenção com todos do grupo.

A montanha, como você já conhece, tb é muito especial, né? No começo parece muito “fria”, mas aos poucos vai nos conquistando e nos levando para um mundo paralelo.

Planalto do Itatiaia

Fabio Caruso Cury
Planalto do Itatiaia
Outubro/2016

Gostamos muito do roteiro, do parque do guia… Apesar de não termos conseguido fazer a trilha das Prateleiras no domingo porque ficamos muito cansados e satisfeitos.

A solução de passear pelo parque (caminhada curta, cachoeiras e museu) foi perfeita, levando em conta que meu filho tem apenas 9 anos e o Pico das Agulhas Negras já foi um imenso desafio para ele.

O trabalho, conhecimento e dedicação do Gabriel merecem destaque e aplausos.

Além de profundo conhecedor do local e das técnicas de montanhismo, ele foi extremamente cuidadoso na escalada, cuidando da segurança, acima de tudo, o que é o ponto chave nesse tipo de aventura.

Obrigado as equipes Grade 6 e local.

Travessia Rancho Caído

Luiz Carlos Ganzella
Travessia Rancho Caído

Tem dorflex? Doi tudo kkkkk

Brincadeira, estou bem melhor do que esperava. Estou até feliz com o meu desempenho e também das meninas.

Que agradecer, o passeio que foi fantástico. Além da natureza ainda fomos brindados com a sua presença e também da do DU DUDU EDU, que realmente fizeram a diferença. Valeu cada centavo.

Ter conhecido vocês foi assim a cereja do bolo. Pessoas alegres, educadas, profissionais que entendem qual é sua missão e cumprem com maestria. Preparo e competência além da simpatia e dedicação é a minha definição sobre vocês.

A GRADE6 se demonstrou extremamente focada e inteligente quando comprou seu passe.

Que bom tê-los conosco no final de semana. Tenho certeza que a Paula e a Pati ficaram extremamente satisfeitas com a sua presença. Era este meu objetivo.

Obrigado mais uma vez.

Travessia Ruy Braga

Ana Carolina Menta
Travessia Ruy Braga
agosto/2018

Participar da Travessia Ruy Braga, em Itatiaia, com a Grade6, foi uma experiência muito gratificante e de enorme aprendizado para uma aspirante a montanhista. Foi meu primeiro roteiro e embora a travessia não seja difícil, ela apresenta alguns desafios, como o peso da mochila e a mata fechada em alguns pontos. Mas a paisagem compensa qualquer desgaste físico. Foi muito melhor do que eu esperava. Superou minhas expectativas. Foi só o primeiro, que venham os próximos!

Trekking Campo Base Aconcágua

Juliana Schlaad
Trekking Campo Base Aconcágua
Janeiro/2017

Camaradagem, encontro pré-expedição, suporte dos guias e do sr. Eduardo (antes e durante a expedição).

Maria Elisa Brandt
Trekking Campo Base Aconcágua
Janeiro/2017

Gostei muito da viagem.

A trilha, a vista, a experiência, tudo muito lindo.

Destacaria a qualidade pessoal dos guias, muito atenciosos e competentes, fazem um clima harmonioso no grupo. Em particular, Aretha, que me acompanhou mais de perto, é profissional completa por ser sistemática, atenta aos detalhes e ao mesmo tempo muito humana, disposta a ajudar em qualquer situação.

Trekking Campo Base do Everest

Antonio Sartori
Trekking Campo Base do Everest
Maio/2019

Com certeza . Queria agradecer em meu nome e pela Cleide , a toda equipe da Grade6 , pela preocupação , pela disponibilidade , por nos oferecer uma ótima equipe de apoio em Kathmandu e em todo trekking , em suma vcs cumpriram em tudo que nos foi oferecido e com competência . Obrigado mesmo de coração .

Adir
Trekking Campo Base Everest
março/2019

Boa tarde Amigos!

Namaste!

Gostaria de escrever brevemente sobre minha experiência junto ao grupo Everest (04/2019).

Primeiramente gostaria de dizer que fiquei muito impressionado com todo aparato e preocupação de todo time de vocês (GRADE6) dando suporte antes, durante (Brasil e Nepal) e depois, buscando por feedback e se preocupando com todos quando a volta etc.

A sensibilidade humana do pessoal nativo (Guias nepaleses e sherpas) é ímpar. Um povo bastante humilde porém com uma edução invejável. Todos sempre muito bem animados, dispostos e principalmente preocupados com os clientes. Acho que vocês foram muito felizes em trabalhar a parceria com esse time local. Eu posso dizer que não tive nenhum problema, por menor que fosse, com nenhum deles durante todo período de convivência.

Estavam sempre prontos, a disposição. A pontualidade e agilidade deles é um grande diferencial. “Cercavam” os clientes, grupos mais lentos, grupos mais rápidos… sempre tinha um deles muito animado e falantes para acompanhar.

Nas recepções dos lodges tudo muito rápido, preparado e nos esperando. Gostaria que soubessem que em relação ao pessoal do Nepal, minha avaliação não poderia ser menor que 10 (recepção no aeroporto, todo trekking, e translado de volta ao aeroporto). – Parabéns.

Das acomodações, sabemos de toda dificuldade que é a vida por lá. Achei os preços (água, carga de eletrônicos, banheiros/banhos etc…) completamente compatível – dadas restrições que vocês conhecem. O destaque aqui eu deixo em especial ao carinho e receptividade do pessoal no Base Camp. Os caras além de muito divertidos, preparam verdadeiros mimos (bolo de welcome?!?!? no base camp?!?!? What?!?!?) SIM! Até isso tivemos por lá. Disponibilizaram acomodações, tanto para dormir quanto para refeições e toalete. Esse foi o ponto alto em termos de acomodações, mas no geral todos lodges com infra completamente compatível. Avaliação 10, porém, deixaria uma sugestão… colocar como opcional, mais alguns pontos (optativos) de acampamento durante o trajeto, passamos por outros acampamentos base e por certo vários lugares para acampar, essa experiência pode não agradar a alguns mas tenham certeza que agradam a outros… quem sabe pensar em alguma coisa “opcional” dentro de uma logística viável é claro… pode ser um diferencial, eu com certeza consumiria dessa disponibilidade caso tivesse essa opção. 

Da alimentação não tive dificuldades e as opções eram boas, especialmente no jantar onde em praticamente todos lugares tínhamos muita opção de comida. Para o almoço, estávamos num “combinado” entre três opções… confesso que a quantidade (no meu caso era mais que o suficientes) porém acho que poderiam pensar em liberar o menu (sei com fazem contas e que isso poderia encarecer o pacote), mas acho que deveriam considerar a possibilidade de abrir o almoço também. Bebidas totalmente compatível (chá, etc) e quando queríamos alguma bebida diferente, a variedade e disponibilidade era mais que suficiente (cafés e cocas da vida). Embora uma cultura culinária relativamente diferente da nossa, acho que me adaptei bem e ficaria confortável em dar uma nota 10 também.

Da preocupação com as “agendas” dos clientes, embora tivemos a oportunidade de nos “desviar” de alguns problemas grandes (tempestades no inicio da jornada) e (acidente aéreo no fim da expedição), acabamos em comum acordo optar por “adiantar” o passo em um dia. Isso foi deliberado pelo Eduardo durante o trekking visando mais conforto e mais segurança para todos pensando já na volta. Não tivemos stress nenhum com a Van (posto não termos conseguido voar de KTM direto para Lukla), foi tudo resolvido e pontualmente executado (inclusive o acampamento em Manthali). Organização 10!

Da GRADE6 equipe que ficou no Brasil. Tive meu primeiro contato com a Aretha, que sempre se preocupou em resolver toda e qualquer dúvida que tive, a empresa foi solidária em parcelamento da viagem, ajustou seguros da melhor forma possível, pude saber que além da Aretha (excelente profissional além de muito clara e humana) existem outras pessoas no time, como o Santalena (sócio do Eduardo) além do Pai do Eduardo que embora se quer disse um oi, pude perceber a preocupação e organização do time Brasil para que a coisa realmente tivesse o êxito que foi lá fora. Equipe nota 10, ainda quero conhecer e dar um abraço pessoalmente em cada um de vocês.

Do Nosso “NEPALI” Eduardo… esse cara é diferenciado. Pessoas que você conhece e em menos de meia hora parece que se conhece desde o jardim de infância. Amigo, preocupado, grande orientador técnico (diversas situações), sempre muito pontual e preocupado com todos da equipe, e quando digo todos, refiro-me inclusive com nossos guias nepaleses. Poderia escrever muito sobre este grande profissional e ser humano, mas não vou me estender… resumo dizendo que não poderia ter conhecido e debutado na montanha com um guia montanhista melhor. Aprendi muito e tenho um grande apreço por esta pessoa, como disse acima, um cara diferenciado. Esse a minha nota é superior a 10!

Por fim porém não menos importante, gostaria que vocês soubessem que fiz alguns AMIGOS, aqui escrevo em caixa alta pois além do Eduardo tive grande prazer de conhecer outro Campineiro, o Luiz. Ele me ensinou muita coisa e rasgou elogios a todos da empresa de vocês. Sempre muito disponível, solidário e preocupado, acho que esse espírito acaba unindo pessoas boas, que olham para o mesmo lado, na educação, na preocupação, nos cuidados, uma verdadeira irmandade se criou.

Muito obrigado por me proporcionarem esta experiência, foi uma das mais fantásticas da minha vida. Espero fortemente em breve alçar novos voos na montanha e quem sabe um dia chegar aos summits deste mundão. Hoje não pensaria duas vezes onde procurar por suporte para novas aventuras na montanha.

Desejo a todos um excelente final de semana, e não deixem de me mandar atualizações sobre novos grupos, novos destinos etc… tão logo em Campinas, farei questão em ir até vossa empresa.

Luiz Ganzella
Trekking Campo Base do Everest
abril/2019

Quero agradecer todo o apoio antes, durante e depois do trekking. Era um sonho que eu tinha de conhecer a região e poder ver ao vivo pelo menos uma vez o Monte Everest. Pois bem escolhi a Grade6 para me ajudar a realizar o sonho e de verdade foi a mais empolgante viagem que já fiz. Tudo transcorreu dentro do esperado e superou em muito todas as expectativas. Desde o apoio aqui, como também o apoio durante o trekking reforçou minha escolha como correta.

Posso dizer que foi um relacionamento profissional com todo um cuidado pessoal com cada um dos participantes, por parte dos componentes do staff.

Gratidão eterna a todos que contribuíram para que meu sonho se realizasse.

João Carlos Venegas
Trekking Campo Base do Everest
abril/2018

Obrigado pelo reconhecimento, gostei muito, e pela especial atenção de todos vocês neste trekking, que para mim, foi um marco de superação, humildade e espiritualidade que sempre carregarei comigo.
Um agradecimento especial ao ” Du ” que nos guiou e soube dar o time correto nos momentos de maior stress.

Paul Bourroul
Trekking Campo Base do Everest
Abril/2018

Parabéns e meu reconhecimento verdadeiro à todos vocês da Grade6, por proporcionar com tamanha competência técnica e zelo diferenciado os momentos e a oportunidade que tive para ser alguém melhor, mais confiante, com mais qualidade e bem mais feliz!!!

Marcia Mara Garcia Campos de Oliveira
Trekking Campo Base do Everest
Abril/2015

Pessoal chegamos felizmente ao Brasil com muita alegria e com o coração exaltante pela generosidade e amorosidade do povo nepales! Obrigada a todos que de alguma forma contribuiram para a realização desse sonho! Obrigada aos meus companheiros de trilha, em especial a minha amiga Letícia e ao Carlão que literalmente me deu muita força! Bj no coração de todos!

 

Paulo de Moraes Bourroul
Trekking Campo Base do Everest
Maio/2015

Olá queridos amigos, desejo que todos estejam bem e em paz. Devo ter sonhado à noite e hoje acordei com uma vontade grande de estar no trekking que fizemos (sem o terremoto, claro) e vocês todos vieram visitar meus pensamentos, cada um de vocês, até a Mércia, que nos acompanhou parcialmente na caminhada! Conviver com aquela atmosfera de energia selvagem, pura, quase que intocada pelo homem, com aquelas paisagens deslumbrantes, com aquele povo generoso, sinto ter sido um verdadeiro privilégio, ainda mais depois do que aconteceu, o terremoto, que não facilitou nosso retorno ao Brasil. Especialmente ao Carlos e Eduardo, os guias, e também ao Sartor, à Aretha e ao Lucas, da Grade6/bastidores, recebam todos minha sincera gratidão e reconhecimento ao trabalho competente e de excelência . Gratidão e reconhecimento esses também extensivos ao Deepak e à equipe de auxiliares que colaboraram para nosso conforto e viabilização do percurso que fizemos.

Marisa Sampaio
Trekking Campo Base do Everest
Setembro/2015

Obrigada por postarem informações diárias sobre os grupos que estão com vocês na viagem ao Everest. Meu irmão Milton Sampaio e minha cunhada Nadir Oliveira Sampaio estão nessa aventura nesse momento. Esse esquema de informações diárias é um alívio e uma preocupação bacana e respeitosa com os parentes que estão longe. Muito obrigada e parabéns.

Bruna Valensia
Trekking Campo Base do Everest
Setembro/2015

Estamos (Bruna e Cristiane) chegando em São Paulo, cheias de lembranças lindas e de muito aprendizado. O Nepal é sem dúvida um desses lugares do mundo onde a gente sente que a vida vale muito a pena; e aprende que caminhar para frente, com paciência e com um passinho de cada vez, é sempre melhor do que focar nos obstáculos.

Foram muitos sorrisos, chás e Namastês pelo caminho…

Obrigada a todos por fazer essa caminhada ser ainda mais especial… Tenho certeza de que voltamos todos mais “ricos”.

Saímos do Nepal, mas o Nepal não vai sair da gente! Esperando voltar em breve…

Um beijo carinhoso a todos, boa sorte nesses dias finais e bom retorno!

Lembranças também a todos os guias nepaleses.

Cristiane Agostine Gonçalves
Trekking Campo Base do Everest
Setembro/2015

Querido grupo!!! Já estamos no Brasil, sentindo o mega calor de São Paulo! Trouxemos algumas cervejas Everest pra ajudar nessa jornada de (re)adaptação!

Fiquei super feliz com as notícias e conquistas de vocês! Parabéns a todos! Essa viagem foi incrível e agradeço muito a todos vocês por poder compartilhar algo tão especial!

Obrigada Aretha e José Eduardo, pela ajuda na organização, orientações, dicas, papos e escolha dos melhores equipamentos! Obrigada Carlão, Edu e também Tainah por todas as conversas, ensinamentos e por todo conhecimento que dividiram com a gente! Vocês são incríveis e com certeza fazem a diferença!

Obrigada grupo animado, que encheu de alegria esses dias maravilhosos e tornou tudo mais leve e divertido!

Foram experiências incríveis! O contato com as montanhas, as paisagens deslumbrantes, o povo cativante e amável, a energia da natureza, a força da fé… Amei tudo!

Me senti dentro de uma reportagem da National Geographic, em meio a um cenário lindo, com homens e mulheres mirradinhos carregando 198 mil quilos nas costas, mas que nunca deixam de retribuir um Namastê nem um sorriso… A fé presente em todos os lugares, representada em bandeirinhas e rodas espalhadas até mesmo dentro das cachoeiras… O campo base tem uma energia muito forte e é impossível voltar dessa viagem sem querer repetir tudo! O “bichinho” da montanha, que muitos falaram, com certeza me pegou!

Mesmo depois do trekking foi tudo muito especial: a benção do Lama Geshe, as famílias que pudemos conhecer e que sempre nos receberam com o coração aberto, as histórias de superação para reconstruir as casas destruídas pelo terremoto, a família linda que cuida de dez crianças mais do que especiais no orfanato… Tudo isso vai ficar pra sempre no coração.

Espero ver vocês em breve! Vamos agilizar o churras na casa do Fabiano! E vamos compartilhar as fotos assim que vocês puderem!

Beijos e abraços a todos! Saudadonas!

Trekking Campo Base do Everest e extensão Doha

Oswaldo Seiffert Junior
Trekking Campo Base do Everest e extensão Doha
Abril/2015

Venho, por meio desta, em poucas palavras, agradecer à Grade 6, seus sócios e colaboradores pelo excelente serviço prestado no Treking Campo Base do Everest – Abril/2015.

Este foi o meu primeiro treking em alta montanha.

Confesso que não sabia o que iria encontrar pela frente. E de fato, para um novato como eu, não foi pouco não.

Cansaço físico, privações com higiene, alimentação, aclimatação à altitude, etc, etc…

Todas estas privações, foram facilmente superadas graças ao profissionalismo da Grade 6 e de seus INCANSÁVEIS colaboradores; que diuturnamente não pouparam esforços para proporcionar uma viagem inesquecível.

Para mim foi mais que inesquecível, foi a realização de um sonho antigo, que com a certeza absoluta ficará gravado na minha memória para o resto da minha vida.

Alcancei sim meu sonho, chegar ao Campo Base do Everest.

Aproveito aqui a oportunidade de parabenizar também a organização da volta, com escala em DOHA.

Foi tudo perfeito, transfer aeroporto/hotel, hotel de excelente qualidade e serviço, agencia local prestativa e com excelente serviço, guia/espanhol (Pedro) excelente.

Agradeço também ao nosso grupo, que ao longo da viagem acabaram transformando em amigos, amigos de verdade.

Enfim, uma viagem perfeita, INESQUECÍVEL.

Obrigado a todos!

Trekking Campo Base do Everest e Vale de Gokyo

Josilene de Araújo
Trekking Campo Base do Everest e Vale de Gokyo
Setembro/2015

Bom dia pessoal!
Eu e Edward já no embarque, a expectativa de chegar logo em casa e a saudade já começando a apertar.
Milton e Nadir embarcam daqui a pouco e espero q Vitor e Eliana tenham chegado bem a BSB.
Adorei conhecer a todos q ainda não conhecia e vou guarda-los pata sempre na minha memoria e no meu coração.
Eduardo, Carlos, Taina, Viviane, Patricia, Bruna, Cris, Fabiano. Dipok, Ming e todos os outros q de alguma forma contribuíram para tornar realidade nosso sonho.
Em especial a Aretha e Sartor que estiveram o tempo todo tirando nossas dúvidas com toda atenção necessária.
Sartor e esposa conheci pessoalmente tb.
Só faltou vc Aretha, que mesmo não conhecendo pessoalmente, já se tornou parte do rol de amigos q fizemos.
Obrigado a todos por terem compartilhado comigo este sonho.
Bjs no coração de todos…

 

Milton Sampaio Junior
Trekking Campo Base do Everest e Vale de Gokyo
Setembro/2015

Agora que chegamos gostaria de fazer um agradecimento a toda a equipe Grade 6. A atenção da Aretha foi marcante bem como do Carlos e do Eduardo que conduziram o grupo com grandeza. A presença dos guias e carregadores foi um outro aspecto positivo. O grupo foi muito bacana e lembro com saudades da companhia das paulistas Viví, Paty, Cristiane e Bruna. Enfim, voltamos para o Brasil, satisfeitos por termos conhecido o Nepal, suas montanhas e
pessoas. Um abraço a todos!!!!!

Eliana da Silva Oliveira Mendoza
Trekking Campo Base do Everest e Vale de Gokyo
Setembro/2015

Um sonho impossível tornou-se realidade…muitos acontecimentos e pessoas tentaram barrar este sonho, mas sempre acreditei que tudo tem sua hora… mesmo com a tragédia em que aquele povo estava passando, tive a certeza que este era o momento de estarmos juntos, acreditei que chegando lá teria duas mãos para poder ajudar de alguma maneira, só não esperava que tinha várias estendidas para mim… o carisma dos nepaleses me conquistou de imediato e, com certeza sempre vou ter o gostinho de quero mais…voltaremos, pois trouxe na bagagem muitas lembranças, força, fé e persistência de vencer…
Chegando em Kathmandu meio assustada, o medo foi quebrado quando juntamos aos demais membros do trekking, o espírito aventureiro falou mais alto. Gracas a Deus, tudo ocorreu bem, porque a harmonia e energia do grupo estava em sintonia boa. Mas, no trem da vida sempre tem encontros e despedidas, assim foi com Cris, Bruna, Vivi, Paty, Fabiano, Thaina e Carlos, que seguiram rumo aos seus objetivos, mas que permanecerão para sempre em nossos corações e lembranças… sem esquecer de todo o pessoal de apoio e guias nepaleses, que tanto nos encantaram e tornaram nosso trekking possível e com sucesso, só tenho a agradecer…
E aqui no Brasil, nossa querida Aretha, que tanto nos apoiou e nos ajudou…
Obrigada. ..obrigada e obrigada. ..até uma próxima aventura….

Trekking Cultural Namche Bazaar e Kathmandu

Mércia Maria Serapilha Oliveira
Trekking Cultural Namche Bazaar e Kathmandu
Abril/2015

Carlos, já estou em São Paulo e estava pensando como agradecer com palavras o carinho, atenção e paciência que você demonstrou o tempo todo a todos nós. Eu fiquei encantada com a estrutura e capacidade profissional da Grade 6.
Carlos, você é uma pessoa especial que Deus enviou ao mundo para realizar sonhos que achamos ser quase impossíveis . Muito obrigada por ter feito parte da realização deste meu sonho.
Aretha, quero agradecer a você a paciência, a competência e dedicação que teve comigo. Não a conheço pessoalmente mas já a considero uma amiga.  Agradeço por uma força divina ter colocado vocês em meu caminho.
Um forte abraço a todos que fazem parte desta família GRADE 6.

Trekking Inclusivo

Carlos Oliveira
Trekking Inclusivo Elbrus
Novembro/2017

Agradeço de coração os momentos durante todo Trekking Inclusivo, pra mim foi um dos melhores que já participei, a galera possui muita energia, determinação, coragem … e por ai vai. Conheci o xará Carlos Santalena…e juntamente com Eduardo Sartor, eles são atenciosos e receptivos.

Obrigado mesmo!

Trekking Planalto Itatiaia – Agulhas Negras + Prateleiras

Ana Beatriz Di Lello
Trekking Planaldo Itatiaia - Agulhas Negras + Prateleiras
Julho/2015

Gostaríamos de agradecer o excelente final de semana que passamos em Itatiaia e em especial deixar nosso elogio ao guias Lucas e Eduardo pelo bom humor, simpatia e sobretudo pelo profissionalismo. Eles foram essenciais para nosso sucesso, transmitindo muita segurança para todo o grupo durante todo o percurso. Parabéns a toda equipe Grade6.

Carlos Coelho
Trekking Planaldo Itatiaia - Agulhas Negras + Prateleiras
Julho/2015

Final de semana incrível no Parque Nacional do Itatiaia, onde fomos guiados com muita competência pelo Lucas e Eduardo.
Fiquei extremamente feliz no instante que atingimos o cume das Prateleiras! Isso porque quando estávamos muito próximos de alcançar o objetivo, me deu uma baita insegurança, que logo foi superada quando o Lucas me passou a confiança necessária que eu precisava para fazer a ascensão com tranquilidade até a chegada.
Além disso, não me recordo de ter feito uma viagem com um grupo tão gente boa, leve e conectado como este.
Sou muito grato a toda equipe Grade 6 e aos amigos do grupo que fizeram que esta viagem se tornasse um grande presente!

Abraços.

Paulo Cesar Colbachini
Trekking Planalto Itatiaia – Agulhas Negras + Prateleiras
Julho/2015

Impossível colocar tudo aqui! Itatiaia é lindo e as montanhas são espetaculares. O suporte oferecido pelos guias (em termos de estrutura, segurança, interação com os clientes) foi excelente, tudo contribuindo para um fim de semana inesquecível.

Vulcões do Equador

Sérgia Orlandi
Vulcões do Equador
agosto/2019

Roteiro perfeito, guias cuidadosos e atenciosos, hospedarias excelentes.
De 0 a 10…10, adorei e recomendo!!!!

Luiz Moretto
Vulcões do Equador com Cotopaxi
julho/2019

Roteiro permite experiência em 4 vulcões/montanhas onde é possível experimentar níveis de dificuldade diferentes; e também conhecer locais diferentes. Gostei muito do país: bonito, cultura interessante, boa comida. Locais de hospedagem muito bons. Guias e pessoal de suporte muito bons. Por ter ido antes da expedição, tive a oportunidade de conhecer outros locais, conhecer mais questões culturais o que tornou a viagem muito interessante.

Alberto Pezeiro
Vulcões do Equador com Cotopaxi
julho/2019

Queria agradecer a todos pela companhia e pela maravilhosa viagem aos Vulcões do Equador . Foi uma experiência única e ter estado com vocês a tornou ainda melhor.

Aparecida Moretto
Vulcões do Equador
julho/2019

Querida Aretha, Du , Carlos…..Grade 6.
Gostaria de relatar que o ataca ao Cume do Cotopaxi foi uma experiência única, incrível e inesquecível.
Sofrida pelos ventos fortes e o frio batendo no rosto, o corpo curvado para conseguir seguir em frente. Chegar até o início dos glaciares foi como o cume. A razão e a intuição diziam que aquele era o ponto da vitória. Conseguimos!
Obrigada Eduardo, sei que colocou fé em mim , mas era preciso retornar! Amei muito o Luiz e o Willian nessa expedição…. você e eles, nossos anjos da guarda.
Acredite…. retornei muito feliz…vi a lua, as luzes da cidade acima das nuvens, me senti privilegiada.
Muito obrigada por essa expedição incrível.

Waldson
Vulcões do Equador
novembro/2018

Pensei, pensei, pensei e acabei não encontrando alguma questão que tenha me desagradado nesta expedição. Dessa forma, prefiro escrever o que senti. Afinal, para uma viagem se tornar agradável é preciso que muitas peças se encaixem. Começando pela pré-produção, a organização, o conhecimento dos guias, o apoio de guias estrangeiros (que por sinal foi excelente), as acomodações, a interação, o cuidado com cada integrante do grupo e, finalmente, a família que se formou. Portanto, considero essa viagem como uma das mais agradáveis que participei e isso se deve ao conjunto de coisas positivas e das pessoas que formaram o grupo. É isso.

10

Sérgia Orlandi
Vulcões do Equador
agosto/2019

Roteiro perfeito, guias cuidadosos e atenciosos, hospedarias excelentes.
De 0 a 10…10, adorei e recomendo!!!!

curso

Fernando Chevchuk
Curso de escalada em rocha
agosto/2019

Sinto-me na obrigação de manifestar minha profunda satisfação pela excelência dos serviços prestados pela Grade6. Sempre vi o montanhismo e escaladas de longe, pela TV ou em filmes, pensava que era muito fora da minha realidade, desde então esse desejo foi deixado de lado pela rotina e pelas necessidades diárias, depois de algumas experiências com palestras de motivação durante meu curso de Educação física recebi um choque de realidade, decidi que era hora de mudar e buscar viver o meu sonho. Descobri a Grade6 tão perto de casa e depois disso sabia que ali era o lugar certo para realizar o meu sonho. No curso tive o privilégio de estar na presença do prossional que mais admiro no montanhismo. Carlos Eduardo Santalena, um cara muito educado, humilde, simpático, que com muita propriedade nos esclarece com detalhes todo o conteúdo do curso, transpõe segurança e conança. Já tinha o visto em reportagens sobre montanhismo, acompanhava todos os episódios de planeta extremo. E olha só como o destino nos prega varias peças, quem diria que a minha primeira experiência com escalada seria nada mais nada menos que com o melhor dos melhores, nunca imaginei que um dia meu caminho ia se cruzar com o dele e ali estava eu tendo minha primeira instrução sobre escalada com ele, não tinha caído a ficha ainda (KKK) meu olho até brilhava, o cara é de uma essência unica, foi um momento de êxtase em que pude absorver o máximo de conhecimento tanto prático quanto teórico. Minha eterna gratidão a todos vocês envolvidos em promover o meu sonho, graças a exemplos de prossionais como vocês cada dia estou mais perto de me realizar e de me tornar guia de expedições e alta montanha.

escalada

Fernando Chevchuk
Curso de escalada em rocha
agosto/2019

Sinto-me na obrigação de manifestar minha profunda satisfação pela excelência dos serviços prestados pela Grade6. Sempre vi o montanhismo e escaladas de longe, pela TV ou em filmes, pensava que era muito fora da minha realidade, desde então esse desejo foi deixado de lado pela rotina e pelas necessidades diárias, depois de algumas experiências com palestras de motivação durante meu curso de Educação física recebi um choque de realidade, decidi que era hora de mudar e buscar viver o meu sonho. Descobri a Grade6 tão perto de casa e depois disso sabia que ali era o lugar certo para realizar o meu sonho. No curso tive o privilégio de estar na presença do prossional que mais admiro no montanhismo. Carlos Eduardo Santalena, um cara muito educado, humilde, simpático, que com muita propriedade nos esclarece com detalhes todo o conteúdo do curso, transpõe segurança e conança. Já tinha o visto em reportagens sobre montanhismo, acompanhava todos os episódios de planeta extremo. E olha só como o destino nos prega varias peças, quem diria que a minha primeira experiência com escalada seria nada mais nada menos que com o melhor dos melhores, nunca imaginei que um dia meu caminho ia se cruzar com o dele e ali estava eu tendo minha primeira instrução sobre escalada com ele, não tinha caído a ficha ainda (KKK) meu olho até brilhava, o cara é de uma essência unica, foi um momento de êxtase em que pude absorver o máximo de conhecimento tanto prático quanto teórico. Minha eterna gratidão a todos vocês envolvidos em promover o meu sonho, graças a exemplos de prossionais como vocês cada dia estou mais perto de me realizar e de me tornar guia de expedições e alta montanha.

grade6

Fernando Chevchuk
Curso de escalada em rocha
agosto/2019

Sinto-me na obrigação de manifestar minha profunda satisfação pela excelência dos serviços prestados pela Grade6. Sempre vi o montanhismo e escaladas de longe, pela TV ou em filmes, pensava que era muito fora da minha realidade, desde então esse desejo foi deixado de lado pela rotina e pelas necessidades diárias, depois de algumas experiências com palestras de motivação durante meu curso de Educação física recebi um choque de realidade, decidi que era hora de mudar e buscar viver o meu sonho. Descobri a Grade6 tão perto de casa e depois disso sabia que ali era o lugar certo para realizar o meu sonho. No curso tive o privilégio de estar na presença do prossional que mais admiro no montanhismo. Carlos Eduardo Santalena, um cara muito educado, humilde, simpático, que com muita propriedade nos esclarece com detalhes todo o conteúdo do curso, transpõe segurança e conança. Já tinha o visto em reportagens sobre montanhismo, acompanhava todos os episódios de planeta extremo. E olha só como o destino nos prega varias peças, quem diria que a minha primeira experiência com escalada seria nada mais nada menos que com o melhor dos melhores, nunca imaginei que um dia meu caminho ia se cruzar com o dele e ali estava eu tendo minha primeira instrução sobre escalada com ele, não tinha caído a ficha ainda (KKK) meu olho até brilhava, o cara é de uma essência unica, foi um momento de êxtase em que pude absorver o máximo de conhecimento tanto prático quanto teórico. Minha eterna gratidão a todos vocês envolvidos em promover o meu sonho, graças a exemplos de prossionais como vocês cada dia estou mais perto de me realizar e de me tornar guia de expedições e alta montanha.

montanhismo

Fernando Chevchuk
Curso de escalada em rocha
agosto/2019

Sinto-me na obrigação de manifestar minha profunda satisfação pela excelência dos serviços prestados pela Grade6. Sempre vi o montanhismo e escaladas de longe, pela TV ou em filmes, pensava que era muito fora da minha realidade, desde então esse desejo foi deixado de lado pela rotina e pelas necessidades diárias, depois de algumas experiências com palestras de motivação durante meu curso de Educação física recebi um choque de realidade, decidi que era hora de mudar e buscar viver o meu sonho. Descobri a Grade6 tão perto de casa e depois disso sabia que ali era o lugar certo para realizar o meu sonho. No curso tive o privilégio de estar na presença do prossional que mais admiro no montanhismo. Carlos Eduardo Santalena, um cara muito educado, humilde, simpático, que com muita propriedade nos esclarece com detalhes todo o conteúdo do curso, transpõe segurança e conança. Já tinha o visto em reportagens sobre montanhismo, acompanhava todos os episódios de planeta extremo. E olha só como o destino nos prega varias peças, quem diria que a minha primeira experiência com escalada seria nada mais nada menos que com o melhor dos melhores, nunca imaginei que um dia meu caminho ia se cruzar com o dele e ali estava eu tendo minha primeira instrução sobre escalada com ele, não tinha caído a ficha ainda (KKK) meu olho até brilhava, o cara é de uma essência unica, foi um momento de êxtase em que pude absorver o máximo de conhecimento tanto prático quanto teórico. Minha eterna gratidão a todos vocês envolvidos em promover o meu sonho, graças a exemplos de prossionais como vocês cada dia estou mais perto de me realizar e de me tornar guia de expedições e alta montanha.