Por Dentro da Viagem > Curso de Escalada em Gelo – 10.09.2019

Curso de Escalada em Gelo – 10.09.2019

Finalizamos o nosso último Curso de Escalada em Gelo na Bolívia deste ano.

Nessa turma contamos com 13 montanhistas, 08 clientes e 05 guias (José Eduardo Sartor, Osvaldo, Sergio, Carlos e Rodolfo). Sendo que o Matheus adiantou o curso em um dia e voltou ao Brasil ontem mesmo após chegar ao topo do Tarija.

Foram dias intensos de muito aprendizado no mundo da escalada em alta montanha. Nevou todos os dias. Ontem foi dia de ataque ao cume, batismo do curso.

O grupo saiu por volta da 1 hora da madrugada para o ataque ao cume, estavam apreensivos pois às 22h da noite anterior havia caído uma nevasca.

Ao longo da madrugada o tempo ficou perfeito, céu aberto com pouco vento de manhã, mas passou.

O grupo chegou ao cume do Tarija (5.200 metros) às 06 horas da manhã.

Gustavo e Daniel decidiram voltar ao Campo Base, pois estavam cansados e o Ricardo mesmo em condições de ir para o Pequeno Alpamayo, decidiu acompanhar o amigo Gustavo.

Lindsei, Isis e Felipe seguiram em frente rumo ao segundo cume do dia. No meio do caminho a Isis decidiu voltar, pois se sentia bastante cansada. O Eduardo Sartor a acompanhou de volta, enquanto Osvaldo seguiu ao topo com os demais.

Por volta das 11h30 da manhã chegaram ao topo do Pequeno Alpamayo (5.450 metros), muito felizes por essa conquista. Voltaram ao Campo Base, chegando por volta das 17h00.

Após se alimentar e hidratar, o grupo desmontou acampamento e voltou à La Paz. Todos muito cansados, mas realizados por mais uma experiencia na montanha.

Hoje pela manhã, Gustavo e Ricardo voaram de volta ao Brasil.

Os demais clientes seguirão ao vulcão Sajama a fim de escalar essa que é a mais alta montanha da Bolívia.