Notícias > Aconteceu: Planalto Itatiaia – 12 a 14 de abril

Aconteceu: Planalto Itatiaia – 12 a 14 de abril

No sábado saímos do hotel em Itatiaia – RJ  às 6h30 e chegamos no Posto Marcão por volta as 8h. Após o check-in, estacionamos, separamos o material e iniciamos nossa caminhada rumo às Agulhas Negras, apesar de ainda não ser oficialmente a alta temporada, o Parque estava bem cheio. Com isso em mente já sabíamos que a chance de pegar transito na rocha era real.

Fizemos a primeira parte do trajeto  em ritmo acelerado, para chegar no primeiro lance de corda antes dos grupões com mais de 20 pessoas que vimos entrar junto conosco. Após 1h30 de caminhada atingimos o lance de corda e na frente dos outros grupos. Deste ponto em diante pegamos outros grupos na nossa frente, e isto fez com que diminuíssemos bastante o ritmo.

Quando chegamos na base do paredão Oba oba, o guia Dudu seguiu com o Gabriel pela via de escalada que recebe o mesmo nome. Isis, Ludmila e Felipe seguiram junto com o guia Alberto rumo ao cume continuando pela via Pontão. Após cada um vencer seus desafios, chegaram todos com uma diferença de apenas 5 minutos no cume.

Devido ao grande quantidade de gente na montanha, e a algumas nuvens de chuva nos arredores, optamos em não ir ao livro e iniciar a descida antes dos outros grupos maiores. Por volta das 18h00 todos estavam de volta à portaria.

Na descida da serra não podia faltar a parada quase que obrigatória na Garganta do Registro para degustar o famoso pão com linguiça!

O domingo amanheceu chuvoso, mas isso não diminuiu o ânimo do grupo, mesmo após chegar na portaria ainda com chuva, resolvemos encarar assim mesmo. Como não seria mais possível fazer o programado que seria o cume das Prateleiras, optamos por fazer uma caminhada até a base dessa linda formação, e da base seguir ainda até os atrativos da Tartaruga e Maçã. Após uma tranquila caminhada de 1 hora, chegamos a sua base, onde fizemos um lanche, tiramos várias fotos e retornamos para a portaria com um sentimento de “quero mais”, porém realizados de poder estar mais um dia na montanha.

Foi um excelente final de semana com um grupo com muita sinergia!